Alfabetização Matemática
-
Bem-vindo(a) ao curso Alfabetização Matemática!
-
Aula 00 - Apresentação do cursoGrátis
-
Aula 01 - Atividades lúdicas com quantificaçõesGrátis
-
Aula 02 - Produzindo coleção testemunhaGrátis
-
Aula 03 - Quantificação com a contagem e seus diferentes desafios
-
Aula 04 - Recitações e produções de registros numéricos espontâneos
-
Aula 05 - Construção gradativa da noção de valor
-
Aula 06 - O agrupamento como estrutura básica do sistema numérico
-
Aula 07 - O agrupamento decimal e o posicionamento para a construção do SND por meio de jogos numéricos
-
Aula 08 - Atividades de sistematização do SND por meio das fichas numéricas
-
Aula 09 - A evolução do material de contagem: dos palitos ao dinheirinho, passando pelo Material Dourado
-
Aula 10 - Variedade de recursos pedagógicos para a aprendizagem do SND
-
Aula 11 - Construindo e usando calculadoras físicas para os conceitos e procedimentos das operações aritméticas
-
Aula 12 - O desenvolvimento da ideia e registros da partilha
-
Aula 13 - Engenharia didática para a adição e a subtração no tapetinho
-
Aula 14 - As diferentes grandezas e suas medidas. O que é medir nas diferentes grandezas. Para cada grandeza uma unidade e um instrumento
-
Aula 15 - O corpo como primeiro instrumento de medição
-
Aula 17 - A medida de comprimento a partir do corpo. A construção de conflitos. A construção e uso de fita métrica
-
Aula 18 - A medida de massa a partir da balança corporal, com percepção de massa e peso. Construção e uso de balança de dois pratos. Uso de embalagens e o quilograma e miligrama nas experiências de pesar
-
Aula 19 - O transvasamento como descoberta da grandeza de capacidade. Medindo de forma variada com recipientes. Gradação de recipientes em centenas de mililitros para medir produtos
-
Aula 20 - A complexa e abstrata noção de tempo pela criança. Como concretizar a passagem do tempo. Como medir o tempo
-
Aula 21 - Recursos e instrumentos concretos para testemunhar a passagem do tempo
-
Aula 22 - O uso cotidiano do calendário e a agenda: intervalo e período. A assimilação do uso do relógio digital
-
Aula 23 - O espaço próximo e o espaço distante. A produção de registros do espaço real e seus deslocamentos e orientações
-
Aula 24 - As formas do mundo que nos cerca e suas classificações por propriedades comuns. Decomposição e composição de formas geométricas
-
Aula 25 - Conclusão
-
MATEMATIZAÇÃO NA INFÂNCIA - Indicadores para a alfabetização
Boas vindas
Apresentação
Módulo I - Matematização na Infância: primeiras noções do complexo processo da quantificação
Módulo II - Numerização: da contagem ao número no Sistema Decimal com agrupamento e posicionamento
Módulo III - O mundo das grandezas e medidas e suas aprendizagens: medindo as coisas e seu espaço
Módulo IV - O Tempo de sua construção conceitual e orientação temporal: da abstração da noção de tempo a concretização da percepção do tempo
Módulo V - A criança e suas noções espaciais: da orientação e deslocamento ao mundo das formas e proporções
Conclusão
Ebook
Descrição do curso
A alfabetização matemática oportuniza ao aluno compreender o papel da Matemática no mundo moderno, de forma cidadã, crítica, para atendimento às suas necessidades e para a resolução de problemas aplicáveis à sua realidade.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o letramento matemático é definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.
Surge também, nessa perspectiva, o conceito de “sujeito matematicamente letrado” que é o estudante capaz de utilizar ideias matemáticas como uma lente para a leitura do mundo à sua volta.
O letramento matemático possibilita aos estudantes tanto o uso utilitário dos conhecimentos matemáticos como também a reflexão matemática com fim em si mesma – que também é importante para o desenvolvimento de raciocínios mais complexos.
Por meio desse curso, o professor terá todo o aporte teórico e as instruções para a aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula.
Categoria: Educação
Informações gerais
Objetivo
Desenvolver competências didático-pedagógicas do professor alfabetizador para as aprendizagens significativas da matemática fundamentadas na Educação Matemática, tendo o aluno como sujeito ativo em suas aprendizagens atribuindo significados aos objetos de conhecimento.
Público-alvo
Professores alfabetizadores
Certificado
Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).
Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.
O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:
- Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
- Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
- Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
- Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
- Para progressão funcional para Servidores Públicos;
- Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.
Professores
Prof. Dr. Cristiano Muniz - Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Sciences de l'Education - Université Paris Nord (1999). Pós-Doutor em Educação pela UnB (2015), com o projeto "As crianças que calculavam: o ser matemático como sujeito produtor de sentidos subjetivos na aprendizagem" Atualmente é professor ASSOCIADO APOSENTADO da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, aprendizagem matemática, aprendizagem matemática e formação do professor de matemática. Participou como autor de políticas públicas como GESTAR, PNAIC, Direito de Aprender e Desenvolvimento (CNE), crítico da BNCC. Hoje desenvolve jogos para aprendizagem matemática para crianças DI, inclusive foi conteudista da Série da TVE Fabulosas coleções do seu Gonzalo. Atualmente desenvolve projetos sócio-educacionais junto à crianças em situação de risco social na Chapada dos Veadeiros em Goiás.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9878321982029909