Alfabetização Matemática

    Apresentação
  • Aula 00 - Apresentação do curso
    • Apresentação do curso
  • Matematização na Infância: primeiras noções do complexo processo da quantificação
  • Aula 01 - Atividades lúdicas com quantificações
    • Atividades lúdicas com quantificações
    • Slides - Aula 01
  • Aula 02 - Produzindo coleção testemunha
    • Produzindo coleção testemunha
    • Slides - Aula 02
  • Aula 03 - Quantificação com a contagem e seus diferentes desafios
    • Quantificação com a contagem e seus diferentes desafios
    • Slides - Aula 03
  • Aula 04 - Recitações e produções de registros numéricos espontâneos
    • Recitações e produções de registros numéricos espontâneos
    • Slides - Aula 04
  • Aula 05 - Construção gradativa da noção de valor
    • Construção gradativa da noção de valor
    • Slides - Aula 05
  • Numerização: da contagem ao número no Sistema Decimal com agrupamento e posicionamento
  • Aula 06 - O agrupamento como estrutura básica do sistema numérico
    • O agrupamento como estrutura básica do sistema numérico
    • Slides - Aula 06
  • Aula 07 - O agrupamento decimal e o posicionamento para a construção do SND por meio de jogos numéricos
    • O agrupamento decimal e o posicionamento para a construção do SND por meio de jogos numéricos
    • Slides - Aula 07
  • Aula 08 - Atividades de sistematização do SND por meio das fichas numéricas
    • Atividades de sistematização do SND por meio das fichas numéricas
    • Slides - Aula 08
  • Aula 09 - A evolução do material de contagem: dos palitos ao dinheirinho, passando pelo Material Dourado
    • A evolução do material de contagem: dos palitos ao dinheirinho, passando pelo Material Dourado
    • Slides - Aula 09
  • Aula 10 - Variedade de recursos pedagógicos para a aprendizagem do SND
    • Variedade de recursos pedagógicos para a aprendizagem do SND
    • Slides - Aula 10
  • Aula 11 - Construindo e usando calculadoras físicas para os conceitos e procedimentos das operações aritméticas
    • Construindo e usando calculadoras físicas para os conceitos e procedimentos das operações aritméticas
    • Slides - Aula 11
  • Aula 12 - O desenvolvimento da ideia e registros da partilha
    • O desenvolvimento da ideia e registros da partilha
    • Slides - Aula 12
  • Aula 13 - Engenharia didática para a adição e a subtração no tapetinho
    • Engenharia didática para a adição e a subtração no tapetinho
    • Slides - Aula 13
  • O mundo das grandezas e medidas e suas aprendizagens: medindo as coisas e seu espaço
  • Aula 14 - As diferentes grandezas e suas medidas. O que é medir nas diferentes grandezas. Para cada grandeza uma unidade e um instrumento
    • As diferentes grandezas e suas medidas. O que é medir nas diferentes grandezas. Para cada grandeza uma unidade e um instrumento
    • Slides - Aula 14
  • Aula 15 - O corpo como primeiro instrumento de medição
    • O corpo como primeiro instrumento de medição
    • Slides - Aula 15
  • Aula 16 - A necessidade de padronização a partir do ato social de medir - Parte I
    • A necessidade de padronização a partir do ato social de medir - Parte I
    • A necessidade de padronização a partir do ato social de medir - Parte II
    • Slides - Aula 16
  • Aula 17 - A medida de comprimento a partir do corpo. A construção de conflitos. A construção e uso de fita métrica
    • A medida de comprimento a partir do corpo. A construção de conflitos. A construção e uso de fita métrica
    • Slides - Aula 17
  • Aula 18 - A medida de massa a partir da balança corporal, com percepção de massa e peso. Construção e uso de balança de dois pratos. Uso de embalagens e o quilograma e miligrama nas experiências de pesar
    • A medida de massa a partir da balança corporal, com percepção de massa e peso. Construção e uso de balança de dois pratos. Uso de embalagens e o quilograma e miligrama nas experiências de pesar
    • Slides - Aula 18
  • Aula 19 - O transvasamento como descoberta da grandeza de capacidade. Medindo de forma variada com recipientes. Gradação de recipientes em centenas de mililitros para medir produtos
    • O transvasamento como descoberta da grandeza de capacidade. Medindo de forma variada com recipientes. Gradação de recipientes em centenas de mililitros para medir produtos
    • Slides - Aula 19
  • O Tempo de sua construção conceitual e orientação temporal: da abstração da noção de tempo a concretização da percepção do tempo
  • Aula 20 - A complexa e abstrata noção de tempo pela criança. Como concretizar a passagem do tempo. Como medir o tempo
    • A complexa e abstrata noção de tempo pela criança. Como concretizar a passagem do tempo. Como medir o tempo
    • Slides - Aula 20
  • Aula 21 - Recursos e instrumentos concretos para testemunhar a passagem do tempo
    • Recursos e instrumentos concretos para testemunhar a passagem do tempo
    • Slides - Aula 21
  • Aula 22 - O uso cotidiano do calendário e a agenda: intervalo e período. A assimilação do uso do relógio digital
    • O uso cotidiano do calendário e a agenda: intervalo e período. A assimilação do uso do relógio digital
    • Slides - Aula 22
  • A criança e suas noções espaciais: da orientação e deslocamento ao mundo das formas e proporções
  • Aula 23 - O espaço próximo e o espaço distante. A produção de registros do espaço real e seus deslocamentos e orientações
    • O espaço próximo e o espaço distante. A produção de registros do espaço real e seus deslocamentos e orientações
    • Slides - Aula 23
  • Aula 24 - As formas do mundo que nos cerca e sus classificações por propriedades comuns. Decomposição e composição de formas geométricas
    • Slides - Aula 24
    • Aula 24 - As formas do mundo que nos cerca e sus classificações por propriedades comuns. Decomposição e composição de formas geométricas
  • Ebook
  • MATEMATIZAÇÃO NA INFÂNCIA - Indicadores para a alfabetização
    • Aviso sobre o E-BOOK
    • MATEMATIZAÇÃO NA INFÂNCIA - INDICADORES PARA A ALFABETIZAÇÃO
  • Conclusão
  • Aula 25 - Conclusão
    • Conclusão

Descrição do curso

A alfabetização matemática oportuniza ao aluno compreender o papel da Matemática no mundo moderno, de forma cidadã, crítica, para atendimento às suas necessidades e para a resolução de problemas aplicáveis à sua realidade.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o letramento matemático é definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.

 

Surge também, nessa perspectiva, o conceito de “sujeito matematicamente letrado” que é o estudante capaz de utilizar ideias matemáticas como uma lente para a leitura do mundo à sua volta.

 

O letramento matemático possibilita aos estudantes tanto o uso utilitário dos conhecimentos matemáticos como também a reflexão matemática com fim em si mesma – que também é importante para o desenvolvimento de raciocínios mais complexos.


Por meio desse curso, o professor terá todo o aporte teórico e as instruções para a aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula.

Categoria: Educação

Informações gerais

Objetivo

Desenvolver competências didático-pedagógicas do professor alfabetizador para as aprendizagens significativas da matemática fundamentadas na Educação Matemática, tendo o aluno como sujeito ativo em suas aprendizagens atribuindo significados aos objetos de conhecimento.

Público-alvo

Professores alfabetizadores

Certificado

Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).

Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

  • Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
  • Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
  • Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
  • Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
  • Para progressão funcional para Servidores Públicos;
  • Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.

Professores

Prof. Dr. Cristiano Muniz - Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Sciences de l'Education - Université Paris Nord (1999). Pós-Doutor em Educação pela UnB (2015), com o projeto "As crianças que calculavam: o ser matemático como sujeito produtor de sentidos subjetivos na aprendizagem" Atualmente é professor ASSOCIADO APOSENTADO da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, aprendizagem matemática, aprendizagem matemática e formação do professor de matemática. Participou como autor de políticas públicas como GESTAR, PNAIC, Direito de Aprender e Desenvolvimento (CNE), crítico da BNCC. Hoje desenvolve jogos para aprendizagem matemática para crianças DI, inclusive foi conteudista da Série da TVE Fabulosas coleções do seu Gonzalo. Atualmente desenvolve projetos sócio-educacionais junto à crianças em situação de risco social na Chapada dos Veadeiros em Goiás.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9878321982029909

Conhecimento onde estiver
com apenas um toque.

Matricule-se agora


INSCREVA-SE

Comece agora

COMEÇAR!