Competências socioemocionais
-
Aula 00 - Apresentação do cursoGrátis
-
Aula 01 - Entendendo o que são competênciasGrátis
-
Aula 02 - Identificando as competências gerais da BNCCGrátis
-
Aula 03 - Conceituando competências socioemocionais
-
Aula 04 - Desenvolvendo competência: Empatia I
-
Aula 05 - Desenvolvendo competência: Empatia II
-
Aula 06 - Desenvolvendo competência: Respeito à diversidade I
-
Aula 07 - Desenvolvendo competência: Respeito à diversidade II
-
Aula 08 - Desenvolvendo competência: Autoconhecimento I
-
Aula 09 - Desenvolvendo competência: Autoconhecimento II
-
Aula 10 - Desenvolvendo competência: Criatividade I
-
Aula 11 - Desenvolvendo competência: Criatividade II
-
Aula 12 - Desenvolvendo competência: Ética
-
Aula 13 - Desenvolvendo competência: Autonomia
-
Aula 14 - Desenvolvendo competência: Cooperação
-
Aula 15 - Desenvolvendo competência: Consciência crítica
-
Aula 16 - Desenvolvendo competência: Gerenciamento de conflitos
-
Aula 17 - Desenvolvendo competência: Inclusão educacional
-
Aula 18 - Desenvolvendo competência: Encerramento
Apresentação
Contextualização
Práticas de desenvolvimento de competências socioemocionais
Descrição do curso
Apesar de reconhecermos que a educação se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, em movimentos e organizações sociais e também por meio da cultura, como descrito na própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é na ESCOLA que ela se manifesta com força e propriedade para, inclusive, reconhecer os demais espaços como importantes e significativos neste processo.
A educação formal, a que acontece na escola e cada vez mais cedo na vida dos indivíduos e, inclusive, acompanha-nos ao longo de toda a vida, cada vez por mais tempo, possui um papel singular nesse processo de desenvolvimento das competências necessárias aos indivíduos para uma vida plena e em sociedade.
A escola é protagonista no processo de formação do indivíduo e também sofre as consequências de sua própria deficiência quando precisa criar estratégias para lidar, por exemplo, com ocorrências cada vez mais presentes de bullying na comunidade escolar.
A educação é precisa ir além do saber. Ela precisa ser cidadã, formar atitudes e construir valores, o que requer bastante tempo e esforço.
Por meio da abordagem disciplinar e interdisciplinar as escolas devem privilegiar os métodos ativos de aprendizagem e o trabalho em equipe buscando o desenvolvimento completo e equilibrado da personalidade dos estudantes afim de prepará-los para a prática de uma cidadania ativa e aberta para o mundo.
Por meio desse curso o professor terá todo o referencial teórico e as orientações necessárias para desenvolver a competências socioemocionais de seus alunos, de acordo com a base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Categoria: Educação
Informações gerais
Público-alvo
Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Certificado
Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).
Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.
O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:
- Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
- Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
- Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
- Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
- Para progressão funcional para Servidores Públicos;
- Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.
Professores
Profa. Dra. Simone Uler Lavorato - Doutora em Educação de Ciências -Educação inclusiva pela Universidade de Brasília - UnB, Mestra em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Graduada em Psicologia pela Instituição de Ensino Superior de Brasília - IESB e Pedagogia com especialização em Administração Escolar pela Universidade de Cuiabá - Unic. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão de Ead pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental na Faculdades Integradas AVM e formação em Neuropsicologia na Universidade de São Paulo - USP. Atuo na área de Educação nas modalidades, presencial e ead, Inclusão da Pessoa com Deficiência, Processos Educacionais, Gestão de Pessoas e Gestão Pública, Psicologia clínica e Neuropsicologia.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8026170354974570
Conhecimento onde estiver
com apenas um toque.
Matricule-se agora
INSCREVA-SE
Depoimentos
Rosilene Santos Nascimento
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
CURSO EXCELENTEANDRÉA CLARA FREIRE BATISTA
Competências Socioemocionais
Curso EXCELENTE. Estratégias Pedagógicas que auxiliam nossos alunos e transformam nossa vida profissional.Alessandra Aparecida Gomes Matias
BNCC competencias sócioemocionais
Estou gostando muito do curso, muito produtivo. Aperfeiçoando meus conhecimentos sobre BNCC.Emília Mendonça Marques
Excelente
Aprendizagem