Módulo Introdutório
  • Seja bem-vindo(a) ao curso Contação de Histórias!
    • Mensagem para você
  • Plano de Curso
    • Plano de curso
  • Aula 1 - "Bom dia, todas as cores" (Ruth Rocha)
    Grátis
    • 1. Aula 1, Parte1 - "Bom dia, todas as Cores" (contação)
    • 2. Aula 1, Parte 2 - Bom dia, todas as cores (dicas de atividades)
    • 3. Aula 1, Parte 3 - Bom dia, todas as cores (passo a passo para construir os recursos)
    • Material de Apoio - Moldes de bonecos
  • Módulo I - História “O Monstro das Cores”
  • Aula 2 - “O Monstro das Cores”
    Grátis
    • Live de Apresentação do Módulo I
    • 4. Aula 2, Parte 1 - Contação - "O Monstro das Cores"
    • 5. Aula 2, Parte 2 - Passo a passo
    • 6. Aula 2, Parte 3 - "O Monstro das Cores": Estratégias pedagógicas à luz da BNCC
    • Molde (menina)
    • Moldes (monstro)
  • Módulo II - Lata Musical “Fui Morar numa Casinha”
  • Aula 3 - Lata Musical com a Música “Fui morar numa Casinha”
    • Live de Apresentação do Módulo II
    • 7. Aula 3, Parte 1 - Apresentação da Lata Musical com a Música “Fui morar numa Casinha”
    • 8. Aula 3, Parte 2 - Passo a Passo da Construção do Recurso, Lata de História, “Fui morar numa Casinha”
    • 9. Aula 3, Parte 3 - 8- Passo a Passo dos Personagens que Integram a Lata Musical: Lagartixa, Bruxinha, Princesinha.
    • 10. Aula 3, Parte 4 - Sugestões de como usar o recurso em sala de aula seguindo a BNCC
    • Plano de Aula Fui Morar numa Casinha (Maternal)
    • Moldes (casinha etc)
    • Moldes (lagartixa, princesa etc)
    • Live Lata Musical e da história do "Espantalho Mingau"
  • Módulo III - Joana e as Frutas
  • Aula 4 - Joana e as frutas
    • Live de Apresentação do Módulo III
    • 11. Aula 4, Parte I - Joana e as Frutas - Contação de História
    • 12. Aula 4, Parte 2 - Passo a passo da construção do avental pedagógico de feltro
    • 13. Aula 4, Parte 2 - Passo a passo da construção do avental pedagógico de feltro (continuação)
    • Link da História "Joana e as frutas" (live 1)
    • 14. Aula 4, Parte 4 - Passo a passo da construção das frutas.
    • 15. Aula 4, Parte 5 - Passo a passo da construção da menina e da mamãe.
    • 16 - Aula 4 - Sugestões de atividades para sala de aula seguindo BNCC
    • Molde (árvore)
    • Molde (casa etc.)
    • Moldes (frutas)
    • Moldes (menina e mãe)
    • Joana e as frutas (letra da música)
    • Link da história "Joana e as frutas" (live 2)
  • Módulo IV - História Musical: O mundo das formas geométricas
  • Aula 5 - Contação da História “O Mundo das Formas Geométricas”
    • 17. Aula 5, Parte 1 - Contação da História “O Mundo das Formas Geométricas”
    • Live de Apresentação do Módulo IV
    • 18 - Aula 5 - Passo a passo da construção das formas geométricas
    • 19 - Aula 5 - Sugestões de atividades para sala de aula de acordo com a BNCC.
    • História musical: O mundo das formas geométricas
    • Formas geométricas (planejamento semanal)
    • Live: Trabalhando temas da Matemática por meio da contação de histórias
  • Módulo V - História A casa sonolenta
  • Aula 21 - Passo a passo da criação dos personagens com material reciclado(caixas de leite) Pintura das caixas
    • Live de Apresentação do Módulo V
    • 20 - Contação da história “A casa sonolenta”
    • 21 - Aula 6 - Passo a passo da construção da casa de papelão - Parte 1
    • 22 - Aula 6 - Passo a passo da construção da casa de papelão - Parte 2
    • 23 - Aula 6 - Passo a passo da criação dos personagens com material reciclado (caixas de leite) Pintura das caixas - Parte 1
    • 24 - Aula 6 - Passo a passo da criação dos personagens com material reciclado (caixas de leite) Pintura das caixas - Parte 2
    • Moldes (personagens)
    • 25 - Aula 6 - Sugestões de atividades em sala de aula alinhados a BNCC.
  • Módulo VI - Lili e o Folclore
  • Lili e o Folclore (contação)
    • Live de apresentação do Módulo VI
    • 26 - Aula 7 - Lili e o Folclore (contação)
    • 27 - Aula 7 - Lili e o Folclore (construção-dos-personagens) - Parte 1
    • 28 - Aula 7 - Lili e o folclore (construção dos personagens) - Parte 2
    • 29 - Aula 7 - Lili e o folclore (construção dos personagens) - Parte 3
    • 30 - Aula 7 - Sugestões de Atividades (dobraduras)
    • Moldes (personagens)
    • Moldes (curupira)
  • Módulo VII - Gotinha Plim-Plim
  • Gotinha Plim-Plim
    • Live de apresentação do Módulo VII
    • 31 - Aula 8 - Gotinha Plim-Plim (contação)
    • 32 - Aula 8 - Passo a passo da construção dos personagens
    • 33 - Aula 08 - Sugestões de atividades
    • Moldes
  • Módulo Extra - Conteúdos Adicionais
  • Dança da independência
    • Dança da independência
    • Moldes (cavalo)
    • Moldes (D. Pedro I)
    • Contação de história especial - A sementinha
    • Link para a história "A sementinha no youtube"
  • Módulo VIII -
  • Meio Ambiente
    • Live de Apresentação do Módulo VIII
  • Encerramento
  • CERTIFICADO
    • Instruções para a emissão do certificado

Descrição do curso

As histórias são de fundamental importância para a formação integral da criança. Ao ouvir uma história a criança libera seu pensamento, sua imaginação, começa a questionar, a duvidar, amplia seu vocabulário, forma seu caráter, proporcionando o viver imaginário.

Abramovich (1989, p. 16) salienta que “é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor e ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”.

O momento de contar histórias precisa estar presente cotidianamente nas creches e pré-escolas. Sendo atribuído o incentivo à imaginação e à leitura, a ampliação do repertório cultural das crianças e a criação de referenciais importantes ao seu desenvolvimento. Porém, para que isso realmente aconteça, o professor mediador precisa preparar-se com um bom planejamento e estratégias que cativem o interesse das crianças pela literatura.

A contação de histórias precisa ser um momento de prazer, encantamento e aprendizado, de forma natural. Este contato com o mundo da leitura inicia-se desde bebês com histórias cantadas, cirandas e histórias com animais. 

O professor precisa criar momentos e ambientes propícios para as histórias, bem como, usar técnicas e recursos visuais nos quais auxiliem para que as histórias se tornem mais atrativas para todas as idades. Nas crianças bem pequenas a concentração é muito rápida, por isso o recurso visual torna-se uma ferramenta importante para atrair a atenção durante a história. 

Neste curso online de CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS você encontrará técnicas (uso correto da voz, direcionamento do olhar, expressão facial, corporal,...) construção de recursos pedagógicos, sugestões de atividades relacionadas às histórias, que auxiliem e facilitem a prática do professor/contador de histórias.

Categoria: Educação

Informações gerais

Objetivo

Apresentar técnicas da contação de histórias, com recursos diferenciados, reforçando a importância deste tema para o aprendizado da criança. Propondo caminhos com vários aspectos técnicos como: escolha da história para cada faixa etária, conhecer a história, espaço confortável, materiais, interpretação, produção vocal, dicção, olhar, gestos, expressão corporal, criação.  Possibilitando que os professores agreguem conhecimentos e possam pratica-los em sala de aula.  Fomentando o ato de contar histórias como uma das possibilidades de se criar vínculos afetivos, transmitir valores, estimular a aprendizagem e desenvolver a imaginação. 

Público-alvo

Professores, contadores de histórias, artesãs, mães, pais, e todos aqueles que querem aprender, e encantar com a contação de histórias.

Metodologia

O curso será dividido em módulos com vídeo aulas:

  • Apresentação das histórias e técnicas usadas;
  • Passo a passo e construção dos recursos usados;
  • Sugestões de atividades alinhadas a BNCC, após cada história.

Também serão disponibilizados os moldes em PDFs, bem como as histórias escritas das histórias autorais. 


Certificado

Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).

Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

  • Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
  • Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
  • Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
  • Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
  • Para progressão funcional para Servidores Públicos;
  • Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.


Professores

Jussara Ferreira - É contadora de histórias e professora da Educação infantil desde 2008. Possui formação acadêmica em Pedagogia e Artes Visuais. Pós-graduação em Prática interdisciplinar: educação infantil, séries iniciais e inclusão da educação especial. Pós-graduação em Educação musical. Participou do Seminário da Educação infantil do Município de Biguaçu de 2017 a 2019, como palestrante e contadora de histórias. É coautora do livro: “A Arte e o ensino da Arte”. Autora de diversas histórias infantis, como: Joana e as frutas, A menina cinza e as cores do arco-íris, Lili e as vogais, O espantalho mingau vai para festa junina, O mundo das formas geométricas, entre outras. Possui um canal de contação de histórias no youtube desde 2017, onde conta histórias e ensina a confeccionar utensílios usados nas narrativas e dá sugestões de atividades para educação infantil.

Conhecimento onde estiver
com apenas um toque.

Matricule-se agora


INSCREVA-SE

Depoimentos

Polaroid frame in colorful background 1199 153

Ana Patrícia Galvão dos Santos

Contaçao de história

Excelente curso, motivador e rico em aprendizagem.
Polaroid frame in colorful background 1199 153

Gislaine Ribeiro Ribeiro dos Santos

Curo Contação de Histórias

Estou adorando o curso.