Apresentação
  • Descrição do curso e cronograma das aulas
    Grátis
    • Plano de Curso
  • Conteúdos extras
  • Conteúdo extra
    • Apresentação, Importância da Literatura e Aplicações Práticas. Texto: Até as Princesas Soltam Pum (Ilan Brenman)
    • Sugestão de Plano de Aula - "Até as Princesas Soltam Pum"
  • Módulo I - INTRODUÇÃO À LITERATURA INFANTOJUVENIL
  • Aula 00 - Apresentação da proposta do curso
    • Introdução ao curso
  • Aula 01 - Introdução a Literatura Infantojuvenil: Fontes Medievais da Literatura Infantil/Juvenil
    • Idade Média para crianças
    • Karnal: não existiam crianças antes do século XX
    • Aula 01
  • Aula 02 - Introdução: a Criação da Literatura para Crianças: Fábulas de Esopo e La Fontaine
    • A fábula no caminho da literatura infantil - Loide Nascimento de Souza
    • Fábulas imitadas de Esopo e La Fontaine
    • A Cigarra e a Formiga - Desenho animado infantil com os Amiguinhos
    • Aula 02
  • Aula 03 - Introdução: A Influência Bíblica nas Adaptações de Andersen e Grimm
    • QUESTÕES DE FÉ- Luciana Florentino de Lima
    • Aula 03
  • Aula 04 - Introdução: Os Contos Infantis do século XVII e XIX: Charles Perrault e Irmãos Grimm
    • Rapunzel (texto escrito) - Irmãos Grimm
    • Rapunzel - Desenho Animado
    • Aula 04
  • Módulo II - ALGUNS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA LITERATURA INFANTOJUVENIL; INICIAÇÃO LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS
  • Aula 05 - As interfaces da Literatura Infantojuvenil: Panorama entre o passado e o presente
    • Vinheta
    • As Interfaces da Literatura Infantojuvenil: Panorama entre o Passado e o Presente
    • A Literatura juvenil brasileira no início do século XXI: autores, obras e tendências
  • Aula 06 - Estratégias de Leitura e Seleção de Obras Infantojuvenis
    • Vinheta
    • Estratégias de leitura e seleção de obras infantojuvenis
  • Aula 07 - Faixa etária na Educação Infantil: como trabalhar Monteiro Lobato em sala de aula
    • Vinheta
    • Faixa etária na educação infantil
    • Como trabalhar Monteiro Lobato em sala de aula
  • Aula 08 - Letramento Literário: a formação do Leitor de Literatura Infantojuvenil
    • Vinheta
    • Letramento literário: um caminho possível
  • Módulo III - LITERATURA INFANTOJUVENIL UNIVERSAL E BRASILEIRA
  • Aula 09 - Literatura Infantojuvenil Universal: Chapeuzinho Vermelho – Contos de Perrault. Autor: Charles Perrault
    • Vinheta

Descrição do curso

A literatura infantojuvenil exerce grande influência nos aspectos sociais que constroem nossa sociedade atual. Os livros infantis surgiram devido à necessidade de educar as crianças socialmente, desde o século XVIII, quando a criança passa a ser reconhecida institucionalmente e assim esse público passa a ser atrativo. Inicialmente, as histórias infantis e livros traziam mais aspectos educativos e morais e, com o tempo, foram reconhecidos como literatura, e assim estudados em seus aspectos educativos,  estéticos, teóricos e artísticos.

O curso de ensino de Literatura Infantojuvenil da Rede Pedagógica visa formar - teórica e metodologicamente - o professor do ensino infantil e séries iniciais do ensino fundamental, trazendo um embasamento histórico, teórico e metodológico da Literatura Infanto-juvenil, assim como atividades práticas, nas quais serão estimuladas as habilidades do(a)s aluno(a)s em elaborarem planos de ensino e desenvolverem metodologias para a sala de aula.

Trabalharemos com livros clássicos e contemporâneos da literatura universal e brasileira, com foco na literatura brasileira e suas especificidades; artigos científicos; livros infantojuvenis; livros teóricos entre outros materiais adicionais. Os livros infantojuvenis podem ser adquiridos pelo(a)s professore(a)s em livrarias ou sebos virtuais, porém, caso não desejem adquiri-los, disponibilizaremos pequenos resumos e resenhas, não prejudicando o acompanhamento das aulas pelos alunos.

Ao fim, o(a)s participantes terão acesso a um banco de planos de aulas, desenvolvidas durante o curso, e construídas coletivamente em forma de atividades. Estudaremos autores da literatura infantojuvenil, tais como: Irmãos Grimm, La Fontaine, Christian Andersen, Charles Perrault, Chico Buarque, Ilan Brenman, Ana Maria Machado, Kiusam de Oliveira, Neusa Maria, Lázaro Ramos, Daniel Mudurunku, Werá Jeguara Mirim, Rita Carelli, Markiano Charan Filho, Angel Barcellos, entre outros.

O grande diferencial desse curso consiste na abordagem da literatura infantojuvenil com suas variadas nuances, trabalhando, além do cânone literário, as literaturas afro-brasileiras, indígenas e inclusivas, o que permite a(o) professor(a) ensinar essas literaturas no dia a dia - e não apenas em datas comemorativas.

Categoria: Educação

Informações gerais

Objetivo

O curso de ensino de Literatura Infantojuvenil visa formar - teórica e metodologicamente - o professor do ensino infantil e séries iniciais do ensino fundamental, trazendo um embasamento histórico da Literatura infantojuvenil, teórico e metodológico, assim como atividades práticas, nas quais serão estimuladas as habilidades do(a)s professore(a)s em elaborarem planos de ensino e desenvolverem metodologias para a aplicabilidade desses projetos de ensino.

Objetivos específicos:

Traçar uma linha do tempo sobre a história da Literatura Infantojuvenil.

Discutir sobre alguns fundamentos teóricos da Literatura Infantojuvenil.

Propor uma iniciação literária para a educação infantil e as séries iniciais, e esboçar critérios para escolha de livros infantis e juvenis. 

Desenvolver metodologias para a formação de leitores e letramento literário.

Modelar competências didático-pedagógicas do professor de ensino infantil e das séries iniciais para o ensino de Literatura Infantojuvenil fundamentadas em noções teóricas de literatura e metodologias de ensino, que trazem o aluno como sujeito ativo no processo de leitura e aprendizagem.

Estudar alguns livros clássicos e contemporâneos da literatura universal e da literatura brasileira infantojuvenil.

Conhecer a literatura Infantojuvenil Afro-brasileira e Indígena: livros e autores; expor propostas de trabalho e construir metodologias de ensino coletivamente.

Apresentar a Literatura Inclusiva infantojuvenil; alguns livros e autores, expor propostas de trabalho e construir metodologias de ensino coletivamente.

Público-alvo

Professores do Ensino Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, Graduandos da Licenciatura em Letras e Pedagogia e Público em geral interessado na temática.

Metodologia

  • Aulas expositivas e teóricas;
  • Aulas de atividades reflexivas;
  • Aulas de construção de propostas de ensino.

Material de apoio: 

  • Cronograma das aulas;
  • Slides em pdf das aulas expositivas e teóricas;
  • Atividades escritas para serem aplicadas no ensino de literatura infantojuvenil;
  • Artigos científicos de apoio;
  • Indicações bibliográficas complementares.

Certificado

Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).

Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

  • Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
  • Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
  • Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
  • Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
  • Para progressão funcional para Servidores Públicos;
  • Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.

Professores

Profa. Ma. Luciene do Rêgo da Silva - Professora de Literatura Infantojuvenil na Rede Pedagógica Ead. Coordenadora Pedagógica da Idiomasead. Professora de Língua alemã no PPE UnB Idiomas (Atualmente atuando na Supervisão Pedagógica dos Outros idiomas). Mestra em Estudos da Tradução (POSTRAD) na Universidade de Brasília (2018). Foi bolsista CAPES durante de agosto de 2017 a julho de 2018. Graduada em Letras Português/ Francês pela Universidade Federal do Piauí. Integrante do projeto de pesquisa Teseu, o labirinto e seu nome: identidade e desvio em uma compreensão das literaturas de língua francesa das Américas e do Projeto de Pesquisa Americanidades: lugar, diferença e violência, cadastrado no CNPq. Foi Assistente de Ensino e Pesquisa na Língua alemã no Projeto de extensão do Instituto de Letras da Unb: UnB Idiomas. Atuou como Professora de Alemão na Atividade de Extensão SWDL ( Solllen Wir Deutsch Lernen) desenvolvidas em conjunto com professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Exerceu cargo de professora de Alemao na Wizard Idiomas. Membro do Núcleo de Pesquisas em Africanidades da Universidade Federal do Piauí IFARADÁ.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1963109613673469

Conhecimento onde estiver
com apenas um toque.

Matricule-se agora


INSCREVA-SE