Matemática em Jogo

QUERO ESTE CURSO!
    Boas vindas
  • Bem-vindo(a) ao curso Matemática em Jogo!
    • Mensagem para você
    • Plano de curso
  • Módulo I
  • Aula 01 - O brincar como elemento fundamental da aprendizagem infantil Diferenciação entre brincar e jogar
    • O brincar como elemento fundamental da aprendizagem infantil Diferenciação entre brincar e jogar
    • Apresentação: O brincar como elemento fundamental da aprendizagem infantil Diferenciação entre brincar e jogar
  • Aula 02 - O brincar no documento do CNE Direito de Aprender e Desenvolvimento
    • O brincar no documento do CNE Direito de Aprender e Desenvolvimento
    • Apresentação: O brincar no documento do CNE Direito de Aprender e Desenvolvimento
  • Aula 03 - Como o brincar evolui ao longo da infância enquanto espaço de provocação
    • Aula 03 - Como o brincar evolui ao longo da infância enquanto espaço de provocação
    • Apresentação: Como o brincar evolui ao longo da infância enquanto espaço de provocação
  • Aula 04 - Aprendizagem como uma brincadeira
    • Aprendizagem como uma brincadeira
    • Apresentação: Aprendizagem como uma brincadeira
  • Aula 05 - O jogo como atividade regrada e proponente de desafios
    • O jogo como atividade regrada e proponente de desafios
    • Apresentação: O jogo como atividade regrada e proponente de desafios
  • Aula 06 - Por que a criança quer burlar as regras
    • Por que a criança quer burlar as regras
    • Apresentação: Por que a criança quer burlar as regras
  • Módulo II
  • Aula 07 - Por que a criança brinca, segundo Winnicott
    • Por que a criança brinca, segundo Winnicott (videoaula)
    • Apresentação: Por que a criança brinca, segundo Winnicott
  • Aula 08 - Níveis de desenvolvimento do brincar na infância segundo construtivismo piagetiano
    • Níveis de desenvolvimento do brincar na infância segundo construtivismo piagetiano
    • Apresentação: Níveis de desenvolvimento do brincar na infância segundo construtivismo piagetiano
  • Aula 09 - O brincar como produtor de desenvolvimento proximal em Vygotsky
    • O brincar como produtor de desenvolvimento proximal em Vygotsky
    • Apresentação: O brincar como produtor de desenvolvimento proximal em Vygotsky
  • Aula 10 - A ideia de cultura lúdica em Brüner
    • A ideia de cultura lúdica em Brüner (videoaula)
    • Apresentação: A ideia de cultura lúdica em Bruner
  • Aula 11 - Jogo e Educação segundo Gilles Brougère numa visão sociológica da infância
    • Jogo e Educação segundo Gilles Brougère numa visão sociológica da infância
    • Apresentação: Jogo e Educação segundo Gilles Brougère numa visão sociológica da infância
  • Aula 12 - Possibilidades de apropriação dos jogos para aprendizagem matemática segundo MUNIZ
    • Possibilidades de apropriação dos jogos para aprendizagem matemática segundo MUNIZ
    • Apresentação: Possibilidades de apropriação dos jogos para aprendizagem matemática segundo MUNIZ
  • Módulo III
  • Aula 13 - Jogos Simbólicos e o desenvolvimento da criatividade e imaginação
    • Jogos Simbólicos e o desenvolvimento da criatividade e imaginação
    • Apresentação: Jogos Simbólicos e o desenvolvimento da criatividade e imaginação
  • Aula 14 - Jogos de construção e seus valores na construção da autonomia
    • Jogos de construção e seus valores na construção da autonomia
    • Apresentação: Jogos de construção e seus valores na construção da autonomia
  • Aula 15 - Jogos de regras simples – respeito às regras
    • Jogos de regras simples – respeito às regras
    • Apresentação: Jogos de regras simples – respeito às regras
  • Aula 16 - Jogos de regras complexas
    • Jogos de regras complexas
    • Apresentação: Jogos de regras complexas
  • Aula 17 - Jogos que rompem com lógicas da competição
    • Jogos que rompem com lógicas da competição
    • Apresentação: Jogos que rompem com lógicas da competição
  • Aula 18 - Jogos matemáticos
    • Jogos matemáticos
    • Apresentação: Jogos matemáticos
  • Aula 19 - Aprendizagens nas brincadeiras infantis
    • Aprendizagens nas brincadeiras infantis
    • Apresentação: Aprendizagens nas brincadeiras infantis
  • Módulo IV
  • Aula 20 - O respeito à liberdade no brincar
    • Apresentação: O respeito à liberdade no brincar
    • O respeito à liberdade no brincar
  • Aula 21 - Transformações pedagógicas dos jogos tradicionais promovendo aprendizagens específicas
    • Apresentação: Transformações pedagógicas dos jogos tradicionais promovendo aprendizagens específicas
    • Transformações pedagógicas dos jogos tradicionais promovendo aprendizagens específicas
  • Aula 22 - Observação livre da brincadeira infantil
    • Observação livre da brincadeira infantil
    • Apresentação: Observação livre da brincadeira infantil
  • Aula 23 - A presença do adulto questionando o brincar
    • A presença do adulto questionando o brincar
    • Apresentação: A presença do adulto questionando o brincar
  • Aula 24 - O adulto como participante do jogo infantil
    • O adulto como participante do jogo infantil
    • Apresentação: O adulto como participante do jogo infantil
  • Módulo V
  • Aula 25 - Jogo: Quantos azulejos cabem na parede?
    • Jogo: Quantos azulejos cabem na parede?
    • Jogo: Quantos azulejos cabem na parede? (apresentação)
  • Aula 26 - Jogo: Trilha dos sabores
    • Jogo: Trilha dos sabores (apresentação)
    • Jogo Trilha dos sabores
  • Aula 27 - Jogo: Corrida da tábua
    • Jogo: Corrida da tábua (apresentação)
    • Jogo: Corrida da tábua
  • Aula 28 - Jogo: Batalha naval matemática
    • Aula 28
    • Jogo: Batalha naval matemática (apresentação)
  • Aula 29 - Jogo: Corrida das frações
    • Jogo: Corrida das frações
    • Jogo: Corrida das frações (apresentação)
  • Aula 30 - Jogo: Guerra das medidas
    • Jogo: Guerra das medidas
    • Jogo: Guerra das medidas (apresentação)
  • Aula 31 - O adulto como proponente de um novo jogo visando aprendizagens
    • O adulto como proponente de um novo jogo visando aprendizagens
  • Módulo VI
  • Aula 32 - Jogos 1 e 2 da Caixa Matemática
    • Jogos 1 e 2 da Caixa Matemática
  • Aula 33 - Jogos 3 e 4 da Caixa Matemática
    • Aula 33 - Jogos 3 e 4 da Caixa Matemática
  • Aula 34 - JOGOS 5 e 6 DA CAIXA Matemática
    • Aula 34 - Jogos 5 e 6 da caixa Matemática
  • Aula 35 - Jogo 7 da caixa Matemática
    • Jogo 7 da caixa Matemática
  • Aula 36 - A ideia de metajogo: os poderes de explicação e argumentação
    • A ideia de metajogo: os poderes de explicação e argumentação
  • Materiais complementares
  • Ebook - Matemática em jogo
    • Aprendizagem Matemática em Jogo - Ebook
    • Caixa de Jogos Matemáticos
    • Aviso sobre o e-book

Descrição do curso

LANÇAMENTO!

Categoria: Educação

Informações gerais

Objetivo

Desenvolver competências pedagógicas de mobilização e desenvolvimento de jogos e brincadeiras para realização de aprendizagens específicas, em especial, aprendizagens matemáticas e pensamento lógico-matemático. 

Público-alvo

Professores, educadores e psicopedagogos.

Certificado

Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).

Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

  • Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
  • Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
  • Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
  • Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
  • Para progressão funcional para Servidores Públicos;
  • Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.

Professores

Prof. Dr. Cristiano Muniz - Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Sciences de l'Education - Université Paris Nord (1999). Pós-Doutor em Educação pela UnB (2015), com o projeto "As crianças que calculavam: o ser matemático como sujeito produtor de sentidos subjetivos na aprendizagem" Atualmente é professor ASSOCIADO APOSENTADO da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, aprendizagem matemática, aprendizagem matemática e formação do professor de matemática. Participou como autor de políticas públicas como GESTAR, PNAIC, Direito de Aprender e Desenvolvimento (CNE), crítico da BNCC. Hoje desenvolve jogos para aprendizagem matemática para crianças DI, inclusive foi conteudista da Série da TVE Fabulosas coleções do seu Gonzalo. Atualmente desenvolve projetos sócio-educacionais junto à crianças em situação de risco social na Chapada dos Veadeiros em Goiás.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9878321982029909

Conhecimento onde estiver
com apenas um toque.

Matricule-se agora


INSCREVA-SE

Comece agora

COMEÇAR!