Minicurso BNCC

  • Aula 01 - Apresentação do curso
    • Apresentação do curso
  • Aula 02 - Histórico e Estrutura da BNCC
    • Histórico e Estrutura da BNCC
  • Aula 03 - As 10 Competências Gerais da BNCC
    • As 10 Competências Gerais da BNCC
  • Aula 04 - BNCC, Currículo e Proposta Pedagógica
    • BNCC, Currículo e Proposta Pedagógica
  • Aula 05 - Temas contemporâneos: como abordá-los nos currículos
    • Temas contemporâneos: como abordá-los nos currículos
    • Sobre o curso completo

Descrição do curso

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define o que todas as crianças brasileiras têm o direito de aprender na escola, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Esse direito, que deve ser assegurado a todos, se materializa no conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A BNCC tem por objetivo garantir a qualidade da educação escolar a todas as crianças, independente da região do País e do sistema de ensino em que estejam matriculadas (público ou privado). Superadas as questões de acesso e frequência à escola, buscar-se-á uma educação onde o aluno tenha a aprendizagem e desenvolvimento plenamente garantidos.

O professor é peça-chave nesse processo de adequação. Além conhecer na íntegra o documento, ele deve refletir sobre a aplicação das diretrizes da BNCC na escola e na sala de aula – espaço que não pode ser mais bem avaliado senão por ele.

Essa é uma versão reduzida e gratuita do curso BNCC: Teoria e prática.

Para adquirir o curso completo, acesse: https://rpead.com.br/courses/bncc-teoria-e-pratica

O curso BNCC: Teoria e prática traz 25 aulas elaboradas por especialistas na área de educação para que os professores, gestores escolares e estudantes de pedagogia possam se apropriar desse conhecimento e aperfeiçoar suas práticas profissionais.

Categoria: Educação

Informações gerais

Certificado

Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).

Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

  • Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
  • Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
  • Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
  • Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
  • Para progressão funcional para Servidores Públicos;
  • Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.

Professores

Profa. Dra. Andréia Pereira de Araújo Martinez – Graduação em Pedagogia (UnB, 2004), Especialização em Educação Infantil (UnB, 2012), Mestrado Acadêmico em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - PPGE/UnB (2013) e Doutorado pela mesma instituição (PPGE/UnB, 2017). Atualmente, é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, atuando como Diretora na Diretoria de Educação Infantil - DIINF/SEEDF. Compõe o Movimento Pró-BNCC do MEC como coordenadora de etapa da Educação Infantil, na revisitação do Currículo em Movimento do Distrito Federal, no processo de implementação e formação docente. Faz parte do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - GEPPE, registrado no CNPq. Tem experiência no campo da Educação, discutindo Música, Arte, Brincadeira, Práticas Educativas, com ênfase nos seguintes temas: Bebês, Crianças, Infâncias, Educação Infantil, Arte a infância, Brincadeira na infância, Educação Musical na Infância, tendo a perspectiva histórico-cultural como base teórica.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0239839493499639

Profa. Daniela Lobato do Nascimento – Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2009). Em andamento na Especialização em Educação Infantil pela mesma instituição. Atuou como Assessora Técnica no Gabinete da Subsecretaria de Educação Básica do Distrito Federal e Coordenadora Estadual da Base Nacional Comum Curricular - BNCC coordenando as ações de reelaboração do Currículo do DF em 2018. Atualmente é Gerente de Acompanhamento de Programas e Projetos da Diretoria de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nas seguintes temáticas: Perspectiva Histórico-Cultural, Educação Indígena, Currículo, Gerenciamento de Projetos e Políticas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3934515400837129

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Depoimentos

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sara Vaz Garcia Alves

muito bom

adorei
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Bruna Vanessa

Pedagogia ,por amor💙❤️

Maravilhosa,amei 🦉🦉📿👏👏
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Fernanda Cristina de Oliveira Pinto Lara

MINICURSO BNCC

Muito rico e esclarecedor.
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Grasiele Cristina Schumann

aadorei

achei o curso muito lúcido e bastante amplo na abrangencia.
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Nádia Buzzi Fanslau

Minicurso Bncc

Otimo
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APARECIDA DE CÁSSIA DA SILVA SANTOS

ESTUDO DA BNCC

os temas aqui abordados pelas orientadoras ADRIANA da Educação Infantil e pela Daniela do Ensino Fundamental, só vem contribuir no ensino e aprendizagem tanto do aluno quanto de nos professores, pois estamos sempre estudando e adquirindo conhecimento.