Psicomotricidade
-
Bem-vindo(a) ao curso Psicomotricidade!
-
Aula 01 - Apresentação da proposta do curso
-
Aula 02 - Origens e conceitos da picomotricidade
-
Aula 03 - Princípios da picomotricidade
-
Aula 04 - Cognição e psicomotricidade
-
Aula 05 - Desenvolvimento psicomotor
-
Aula 06 - Fases do desenvolvimento infantil
-
Aula 07 - Evolução do sistema nervoso
-
Aula 08 - Funções psicológicas
-
Aula 09 - Funções motoras
-
Aula 10 - Estimulação
-
Aula 11 - Aspectos relativos a área psicomotora primária
-
Aula 12 - Aspectos relativos a área psicomotora secundária
-
Aula 13 - Aspectos relativos a área psicomotora terciária
-
Aula 14 - Conexões das áreas psicomotoras e da aprendizagem
-
Aula 15 - Interfaces da psicomotricidade e dos transtornos do neurodenvolvimento
-
Aula 16 - Avaliação Psicomotora
-
Aula 17 - Escalas de desenvolvimento
-
Aula 18 - Diagnóstico Psicomotor
-
Aula 19 - Intervenção psicomotora
-
Aula 20 - Reabilitação psicomotora
-
Aula 21 - Como elaborar um plano de intervenção
-
Aula 22 - Prática interventiva
-
Aula 23 - Análise do processo interventivo
-
Aula 24 - Corpo, movimento e ludicidade
-
Aula 25 - Proposta prática – parte 1
-
Aula 26 - Proposta prática – parte 2
-
Aula 27 - Proposta prática – parte 3
-
Aula 28 - Proposta prática – parte 4
-
Aula 29 - Proposta prática – parte 5
-
Aula 30 - Proposta prática – parte 6
-
Aula 31 - Proposta prática – parte 7
-
Aula 32 - Proposta prática – parte 8
-
Aula 33 - Proposta prática – parte 9
-
Aula 34 - Proposta prática – parte 10
-
Aula 35 - Proposta prática – parte 11
-
Aula 36 - Proposta prática – parte 12
-
Aula 37 - Proposta prática – parte 13
-
Aula 38 - Proposta prática – parte 14
-
Aula 39 - Proposta prática – parte 15
-
Aula 40 - Dicas da Rede Pedagógica
Boas vindas
MÓDULO I - INTRODUÇÃO À PSICOMOTRICIDADE
MÓDULO II - DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PSICOMOTRICIDADE
MÓDULO III - ÁREAS PSICOMOTORAS: PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS
MÓDULO IV - PLANO DE INTERVENÇÃO
MÓDULO V - PSICOMOTRICIDADE: PROPOSTAS PRÁTICAS
Descrição do curso
O curso propõe estudos sobre as origens, conceitos e princípios da psicomotricidade, promovendo conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, as áreas da psicomotricidade, processos de avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Além de, propor diversas atividades práticas para embasar o trabalho de desenvolvimento psicomotor.
Categoria: Educação
Informações gerais
Objetivo
Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).
Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.
O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:
Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
Para progressão funcional para Servidores Públicos;
Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.
Público-alvo
Profissionais e estudantes de pedagogia, psicologia, psicomotricidade, terapia ocupacional e demais pessoas interssadas na temática.
Metodologia
Metodologia:
- Aulas expositivas, teóricas e teórico/prático.
Material de apoio:
- Cronograma das aulas;
- Slides em pdf das aulas;
- Moldes dos materiais desenvolvidos;
- Indicações bibliográficas complementares.
Certificado
Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).
Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.
O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:
- Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
- Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
- Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
- Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
- Para progressão funcional para Servidores Públicos;
- Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.
Professores
Profa. Dra. Simone Uler Lavorato - Doutora em Educação de Ciências -Educação inclusiva pela Universidade de Brasília - UnB, Mestra em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Graduada em Psicologia pela Instituição de Ensino Superior de Brasília - IESB e Pedagogia com especialização em Administração Escolar pela Universidade de Cuiabá - Unic. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão de Ead pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental na Faculdades Integradas AVM e formação em Neuropsicologia na Universidade de São Paulo - USP. Atuo na área de Educação nas modalidades, presencial e ead, Inclusão da Pessoa com Deficiência, Processos Educacionais, Gestão de Pessoas e Gestão Pública, Psicologia clínica e Neuropsicologia.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8026170354974570
Depoimentos
Raquel
Raquel
Super indicoAndreia Caldeira Marques
II Semana da rede pedagógica
Excelente aos professores que administraram esse curso.Sonia Loreto de Miranda
Psicomotricidade e inclusão
Importantíssimo assunto para Educação!Fabiana Aparecida dos Santos
Semana pedagógica
Muito conhecimento agregado... professores excelentes. Obrigada rede por me proporcionar esses momentos.